Search button
Others

Visita ao “Convento do Quelhas”- Passeios de Domingo do CNC – dia 5 de Fevereiro

No âmbito de um protocolo de colaboração entre a Alumni Económicas e o Centro Nacional de Cultura (CNC) realiza-se dia 5 de Fevereiro, Sábado, pelas 10h00, uma visita ao "Convento do Quelhas", integrada nos Passeios de Domingo do CNC, destinada aos Antigos Alunos, funcionários e Professores do ISEG e aos Sócios do CNC.

 

A visita terá como guia a Historiadora Drª. Adélia Caldas.

 

As reservas podem ser feitas pelo telefone 213 925860/962703474 ou por email, até dia 3 Fevereiro.



Sinopse

À semelhança de vários outros conventos de ordens religiosas femininas que surgem no Bairro de Madragoa, cujo nome tem origem no convento das "Madres de Goa", o Convento de Santa Brígida das Inglesas, fundado no início do século XVII e mais tarde conhecido por Convento das Inglesinhas, sofre também ele uma série de transformações.

Em 1864 o Convento é adquirido pelos Jesuítas que aí mantém o Colégio de Jesus até à instauração da República, introduzindo nesse período várias ampliações, nomeadamente o acréscimo de um piso em toda a ala Nordeste do corpo destacado do refeitório do Colégio.

Após a República nele se instalam o Museu da Revolução Republicana e posteriormente, o Instituto Superior de Comércio, actualmente o ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão.

 

Guia: Historiadora Drª. Adélia Caldas.

Horário: 10h

Duração: manhã

Local de Encontro: Rua do Quelhas,  6