Others

ISEG apresenta em outubro estudo “Portugal Sou Eu”

O "Portugal Sou Eu" vai avaliar o impacto que o programa tem junto das Empresas Aderentes à iniciativa, através da realização de um estudo que será apresentado durante o mês de outubro.

O estudo, da responsabilidade do ISEG – Lisbon School of Economics & Management (CEGE) da Universidade de Lisboa, irá dar a conhecer os resultados que as empresas têm alcançado com a adesão ao programa, avaliando o impacto que o "Portugal Sou Eu" tem na atividade empresarial.

O objetivo deste estudo é conhecer os ganhos que as Empresas Aderentes obtêm com a adesão ao programa e identificar quais os resultados alcançados ao nível das vendas e da criação de emprego. Para além deste aspeto, os resultados deste estudo também vão permitir criar outros benefícios para as Empresas Aderentes, numa lógia de evolução do programa.

O programa conta com 1.700 empresas inscritas e abrange mais de 5.200 produtos identificados com o Selo "Portugal Sou Eu", representando um volume de negócios agregado superior a 6,4 mil milhões de euros.

O Selo e o "Estatuto Estabelecimento Aderente" ajudam no reconhecimento e na valorização dos produtos e dos serviços de origem portuguesa, permitindo aos consumidores uma escolha informada.

Sobre o "Portugal Sou Eu"
O programa "Portugal Sou Eu" foi lançado em Dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal para melhorar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia.

O programa valoriza, através do Selo, a produção de produtos, serviços e artesanato. Já a atribuição do Estatuto "Estabelecimento Aderente Portugal Sou Eu" destina-se  às empresas do comércio, restauração e afins que comercializam produtos "Portugal Sou Eu".

Os produtos e serviços que cumprem os requisitos de adesão ao Programa são identificados pelo consumidor através do Selo "Portugal Sou Eu":

São já várias as figuras públicas de diversos quadrantes da sociedade portuguesa que aceitaram o convite do Ministério da Economia para serem Embaixadoras do projeto. Através dos seus testemunhos e da presença em eventos, os 18 Embaixadores do "Portugal Sou Eu" (Carlos Coelho, Carolina Piteira, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Cuca Roseta, D.A.M.A, Fátima Lopes, Fernanda Freitas, Fernando Gomes, Henrique Sá Pessoa, Júlio Isidro, Júlio Magalhães, Justa Nobre, Luís Buchinho, Luís Onofre, Nelson Évora, Rosa Mota e Vítor Sobral) têm contribuído, através da participação em ações diversas, para sensibilizar e divulgar a iniciativa por todo o País.

O "Portugal Sou Eu" tem financiamento do programa Compete 2020 e é gerido por um Órgão Operacional formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, a quem compete coordenar este mesmo órgão.

Mais informações:
Elisabel Soares – 93 781 44 36, elisabel.soares@jervispereira.pt