Search button
Eventos Culturais

CONCERTO | Saúl Picado – piano

08 Mai das 19:00 às 19:01
Quelhas 6 | Auditório CGD

08 de maio | 19h00 | Auditório Caixa Geral de Depósitos no Instituto Superior de Economia e Gestão – UTL

DURAÇÃO 70 minutos c/ intervalo (aprox)

*Concerto transmitido em direto

PROGRAMA

Mozart Fantasia Nº 3 em ré menor, Kv 397


Schubert Sonata Nº 13 em lá maior, D 664

Intervalo


Beethoven Sonata Nº 30 em mi maior, Op.109


Chopin Scherzo Nº 2, em si bemol maior, Op. 31

co-produção

ANTENA 2

 

e-mail:
concertos.antena2@programas.rdp.pt

Tel.: (+351) 213 820 015

  SAÚL PICADO

Frequenta o primeiro ano do Doutoramento em Performance na classe do professor Pedro Burmester na Universidade de Aveiro. Obteve em 2012 o Mestrado em Performance pela Guildhall School of Music & Drama, em Londres nas classes de piano dos professores Martin Roscoe e Peter Bithell.

Em 2011 estreou a peça "Double Dialogue" para dois pianos e dois percussionistas de Christopher Bochman. Em Novembro do mesmo ano foi-lhe atribuído o título de "Highly Commended" no Concurso interno da Guildhall "Beethoven Piano Prize". Iniciou os seus estudos musicais aos seis anos de idade com o professor Carlos Gama. Começou a sua aprendizagem ao piano aos 10 anos na classe do professor João Paulo Cunha no Conservatório Regional de Castelo Branco, tendo sido premiado por duas vezes com o Primeiro Prémio nos Concursos Internos "Lopes Graça".

Arrecadou o terceiro Prémio no Concurso Internacional da Cidade do Fundão, tendo sido também laureado com o prémio de melhor intérprete da Beira Baixa da sua categoria, no ano de 2005.

Finalizados os seus estudos no Conservatório, ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra no ano de 2006, na classe de piano do professor Alexei Eremine. Em Maio de 2007 participou no Festival Internacional de Castelo Branco "Primavera Musical". Em Outubro do mesmo ano interpretou a solo o Triplo Concerto de Beethoven com a Orquestra Académica Metropolitana. Gravou também para a Antena 2 o Trio em sol menor de Smetana.

Em Julho de 2010 terminou a licenciatura em Piano e Piano para Acompanhamento e Música de Câmara com nota máxima. Em Setembro de 2011, arrecadou o 2º prémio do concurso Prémio Jovens Músicos na categoria solista – nível superior.

É membro fundador, juntamente com a violinista Carla Santos, do Dryads Duo, vencedor do 1º prémio do concurso Prémio Jovens Músicos – 2011 – na categoria de Música de Câmara – nível superior. O Dryads Duo gravou em Setembro de 2012 o seu primeiro CD. Do seu trabalho a solo, destacam-se o recital inaugural do Ciclo "Explicação da Ausência" no Cineteatro de Castelo Branco em Novembro de 2012 e o recital inaugural do "Ciclo Piano EDP 2013" na Sala Suggia da Casa da Música, em Janeiro deste ano.

Participou em master classes com Luís Pipa, Miguel Henriques, Wayne Marshall, Alexei Eremine, Galina Egiazarova, Dominique Merlet, Gabriel Chodos e Vladimir Viardo. É bolseiro pela Fundação Calouste Gulbenkian, mantendo as aulas com o professor Peter Bithell em regime particular.