Search button

Bernardo Chagas

Professor Auxiliar Convidado
Departamento
Gestão
Área Científica
Gestão Estratégica e Marketing
Enviar email

Biografia

Bernardo T. Chagas é docente na área de Gestão Estratégica e Marketing do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. É membro das seguintes unidades de investigação do ISEG: ADVANCE (Centro de Investigação Avançada em Gestão) e CSG (Investigação em Ciências Sociais e Gestão). A sua investigação foca-se principalmente em marketing e gestão estratégia. O seu trabalho foi já publicado em revistas científicas internacionais com revisão por pares e actas de conferências tendo também participado, como orador, em diversas conferências nacionais e internacionais. Orienta ainda vários alunos de mestrado. Durante quase 5 anos foi Diretor / Coordenador de Investigação & Desenvolvimento na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a maior organização a actuar no Terceiro Sector em Portugal, empregando mais de 5.500 pessoas. Chagas tem mais de 15 anos de experiência profissional, tendo liderado, com sucesso, diversos projectos e equipas nos vários cargos que desempenhou. Como Diretor de Projectos liderou a transformação digital e a inovação de vários departamentos na Santa Casa, com foco principal em Recursos Humanos (projectos de SAP manager employee self-service). Anteriormente, foi Director de Formação e Desenvolvimento. Desempenhou ainda funções como gestor de Estratégia e de Responsabilidade Social Corporativa (Jogo Responsável) e Gestor de Produto nos Jogos Santa Casa. O seu trabalho foi reconhecido por várias instituições internacionais. Recebeu da European Lottery Association o prémio Young Lions, para jovens executivos s, entre outros prémios.

Educação

2022 Doctorate of Business Administration, Business Administration, Marketing and Strategic Management
ISEG (Portugal)
2007 Mestrado em Marketing
ISEG (Portugal)
2003 Bachelor, Business Administration, Marketing Advertising and Public Relations
Universidade Lusófona (Portugal)

Publicações e Citações

Proceedings from scholarly meetings
Ano Título / Publicação Link
2019 Mercado do jogo legalizado em Portugal: Uma breve análise das mais recentes tendências.
Unidade de Investigação em Ciências Sociais e Gestão (CSG)
Ver
2015 Comportamento real de jogo online: uma revisão crítica da literatura
VIII Simpósio Sobre Comportamento Organizacional, Lisboa, Portugal.
Paper presented at academic or professional meetings
Ano Título / Publicação Link
2019 Offline, Online and Internet Gambling: An Overview of the Portuguese Market
Ver
2017 How Portuguese Play the National Lottery: A Study of the Internet Player Profile
2016 Online Gambling: A critical review of behavioral tracking research
2016 Internet Consumer Behaviour: Building The Profile Of The Lottery Gambler.
Journal article
Ano Título / Publicação Link
2024 Blockchain's value proposition for online gambling: The operators' perspective
Technological Forecasting and Social Change
Ver
2022 Consumer Profile Segmentation in Online Lottery Gambling Utilizing Behavioral Tracking Data from the Portuguese National Lottery
Journal of Gambling Studies
Ver
2017 Internet gambling: A critical review of behavioural tracking research
Journal of Gambling Issues
Ver

Ensino

Semester Curso Graduação Coordenação
Marketing do Desporto Mestrado Bolonha em Gestão do Desporto - Gestão do Desporto Yes
Project Mestrado Bolonha em Management - Management Yes
Strategic Marketing Licenciatura Bolonha em Economics - Economics, Licenciatura Bolonha em Finance - Finance, Licenciatura Bolonha em Management - Management No
Introdução à Gestão Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais, Licenciatura Bolonha em Finanças - Finanças No
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais No
Strategic Marketing Licenciatura Bolonha em Economics - Economics, Licenciatura Bolonha em Finance - Finance, Licenciatura Bolonha em Management - Management No
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais No
Strategic Marketing Licenciatura Bolonha em Finance - Finance, Licenciatura Bolonha em Management - Management No
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Finance - Finance, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais No
Strategic Marketing Licenciatura Bolonha em Economics - Economics, Licenciatura Bolonha em Management - Management No
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais No
Strategic Marketing Licenciatura Bolonha em Economics - Economics, Licenciatura Bolonha em Management - Management No
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais No
Strategic Marketing Licenciatura Bolonha em Economics - Economics, Licenciatura Bolonha em Management - Management No
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais No
Strategic Marketing Licenciatura Bolonha em Economics - Economics, Licenciatura Bolonha em Management - Management Yes
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais No
Strategic Marketing Licenciatura Bolonha em Economics - Economics, Licenciatura Bolonha em Management - Management No
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais No
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais No
Strategic Marketing Licenciatura Bolonha em Economics - Economics, Licenciatura Bolonha em Management - Management No
Marketing Estratégico Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão No
Marketing Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - Gestão do Desporto Yes
Marketing Estratégico Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão No
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão No

Ano Aluno / Título / Instituição Tipo Link
2022/2023 TOMÁS GANDARA DE CARVALHO DA SILVA AFONSO
FATORES ESTRATÉGICOS DE COMUNICAÇÃO PARA O ENGAGEMENT DO ESPECTADOR CULTURAL: ESTUDO DE CASO DE MUSEUS DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2022/2023 ANA CAROLINA CATARINO LOPES CASADO
ESTILOS DE HUMOR E TIPOS DE PERSONALIDADE EM PUBLICIDADE
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2019/2020 ANA RITA DA ROCHA ABRANTES
PLANO DE MARKETING FLY & JUMP, UNIPESSOAL LDA.
Master Ver
2018/2019 CATARINA RODRIGUES DA CRUZ RAMOS
Plano de Marketing Sustentável para o Grupo dos Hotéis Real
Master Ver
2018/2019 RITA MARTINS DOS SANTOS SILVA
PLANO DE SOCIAL MEDIA MARKETING PARA O MILLENNIUM BCP
Master Ver
2018/2019 DANNY EMMANUEL DA SILVA DE JESUS
ANÁLISE DA PROPOSTA DE VALOR POTENCIAL NA APLICAÇÃO DO BLOCKCHAIN À INDUSTRIA DE JOGO ONLINE EM PORTUGAL
Master Ver
2017/2018 MARIA JOÃO SANTOS MARTINS
Planeamento de marketing de eventos: Plano de marketing para o festival NOS Alive 2020
Master Ver

Experiência Profissional

Nome / Descrição Data Organização
Coordinator/Director of the Research & Development Unit
2014 SCML - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Professor assistente
Professor assistente
2013 ISEG
Director/Project Coordinator for Technological Modernization (HR; Legal; Internal Auditing; Quality)
2013 - 2014 SCML - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Director of the Training and Development Unit
2012 - 2013 SCML - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Alternate for the representative of the Ministry of Work and Social Affairs
2010 - 2011
CSR and Strategic Research & Development Manager
2010 - 2011