Em 2025, passamos a ser ISEG Research.
O ISEG Research in Economics and Management é a nova unidade de I&D do ISEG, Universidade de Lisboa.
Nascida da fusão do CSG – Research in Social Sciences and Management e REM – Research in Economics and Mathematics, esta nova unidade reforça as capacidades colectivas de investigação do ISEG.

Grupos de Investigação
Ciência dos Dados, Tecnologias e Inovação
O grupo de investigação é composto por especialistas em Sistemas de Informação, Gestão de Operações e Gestão da Inovação. A rápida evolução das tecnologias digitais como o big data, a análise de dados, a realidade virtual e aumentada, o metaverso, a internet das coisas, as tecnologias móveis e o blockchain colocam desafios significativos às organizações e à sociedade em geral.
Investigador principal – Nuno Crespo
Estudos de Desenvolvimento e Transições Sustentáveis
O grupo de Estudos de Desenvolvimento e Transições Sustentáveis está empenhado em repensar o desenvolvimento nos tempos atuais de incerteza e insegurança, com mudanças profundas nas relações globais, desigualdades e formas de exclusão. É um coletivo de investigadores capacitados para contribuir para a mudança estrutural e transformadora, tendo em conta os desafios globais, climáticos, económicos, políticos e institucionais.
Investigador principal – Alexandre Abreu
Econometria e Estatística
O grupo mantém um compromisso duplo com o avanço da Estatística e da Teoria Econométrica, ao mesmo tempo que aplica esses avanços para enfrentar desafios sociais prementes, incluindo: Investimento e Gestão de Risco; Mercados Financeiros; Política Macroeconómica; Planeamento Urbano; Aplicações Econométricas em Políticas Públicas e Educação; Economia do Ambiente e da Saúde; Alterações Demográficas e Implicações Económicas.
Investigador principal – Adriana Cornea-Madeira
Sociologia Económica, Organizações e Trabalho
A investigação integra diversos domínios, como a sociologia do trabalho e das organizações, a gestão de recursos humanos, o comportamento organizacional, o empreendedorismo e a gestão do conhecimento, a economia do trabalho e da saúde, os estudos de género e a política de bem-estar, realizando estudos inovadores resultantes da colaboração e da co-criação com empresas, parceiros sociais, organizações não governamentais, agências governamentais e utilizadores finais.
Investigador principal – Ricardo Alcobia Rodrigues
Finanças e Contabilidade
O grupo realiza estudos aplicados focados nas políticas em finanças e contabilidade, abordando o atual panorama económico e legislativo. Isto inclui questões como ESG, alterações climáticas, gestão de riscos financeiros, finanças digitais, práticas contabilísticas, globalização dos mercados de capitais, tensões geopolíticas e muito mais. Além disso, são abordados métodos econométricos aplicados, finanças quantitativas, ligações dinâmicas entre mercados, práticas contabilísticas avançadas, aprendizagem automática e aplicações de IA.
Investigador principal – Mariya Gubareva
História e Futuros da Economia
O grupo centra-se na análise económica e financeira a longo prazo, apoiada por dados quantitativos de arquivos sobre estados e mercados. A história capta melhor a dinâmica dos contextos institucionais e culturais e a diversidade de respostas inovadoras que surgiram nas sociedades, empresas e economias, ao mesmo tempo que orienta as decisões políticas e económicas a longo prazo.
Investigador principal – António Castro Henriques
Macroeconomia
O grupo dedica-se à investigação aplicada e orientada para as políticas, e continuará a trabalhar em questões sobre as economias portuguesa e europeia, mas também a aprofundar questões económicas globais como as alterações climáticas, a corrupção, a liberdade económica, os desequilíbrios externos, o risco do mercado financeiro, a política orçamental, entre outras. Adicionalmente, uma equipa mais pequena especializa-se em teoria, métodos e macroeconomia quantitativa, focando-se em revistas generalistas de alta qualidade, com tópicos que incluem macro-epidemiologia contrafactual, estimação e identificação em modelos DSGE, e dinâmica de distribuição de rendimentos.
Investigador principal – João Jalles
Métodos e Modelos Matemáticos
O grupo de investigação desenvolve trabalho multidisciplinar em Matemática e valoriza a interdisciplinaridade e a ligação a problemas reais, promovendo uma investigação inovadora e com impacto. Em particular:
Em Investigação Operacional, centra-se no desenvolvimento de métodos e modelos de programação matemática para apoio à decisão em sistemas complexos, abordando temas de otimização como transporte, logística, planeamento, e gestão de recursos, em contextos determinísticos ou sob incerteza.
Em Ciências Atuariais, estuda-se a gestão do risco em seguros, pensões e saúde, com ênfase nos riscos de longevidade, na sustentabilidade dos sistemas sociais e em modelos realistas de partilha e transferência de riscos.
Em Matemática Financeira, a investigação incide sobre instrumentos financeiros e mercados ligados à sustentabilidade, com o desenvolvimento de modelos de valorização de ativos associados a energias renováveis e recursos naturais.
Investigador principal – Cristina Requejo
Microeconomia
Estudamos o impacto do comércio internacional nos mercados de trabalho, analisando a forma como este influencia a disseminação de ideias e competências, moldando a desigualdade. Exploramos o comércio just-in-time, investigando o seu papel na gestão de inventários, redes e cadeias de abastecimento, e como estas moldam a dinâmica económica global. Aproveitando os novos microdados disponíveis na administração pública portuguesa, como os registos das transacções e do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares, examinamos a interação entre empresas, ativos intangíveis e mercados de clientes para analisar a dinâmica e a produtividade das empresas. Na economia urbana, continuamos a investigar os custos mais alargados da crise de acessibilidade da habitação em Portugal, para fornecer estratégias de política urbana mais eficazes.
Investigador principal – João Pereira dos Santos
Estratégia e Marketing
O grupo explora tópicos relevantes relacionados com a estratégia e o marketing das organizações, considerando os níveis individual (consumidores, empresários), social (relações, interações) e macro (empresas, indústrias, governos). O resultado das nossas contribuições futuras visam apoiar os atores nacionais e internacionais na tomada de decisões (por exemplo, gestores, decisores públicos, consumidores) em diversos domínios, aproveitando as ideias de áreas de investigação emergentes, incluindo: Tecnologia e marketing; Marketing com propósito e comportamento do consumidor; Ecossistemas digitais, ecossistemas de negócios e redes de negócios; Empreendedorismo e modelos de negócios; Estratégia internacional.
Investigador principal – Márcia Herter
Outputs:
Últimas publicaçõesISEG is Portugal's leader in scientific production, hosts two scientific journals, and publishes two monthly indexes.
Comissão Executiva
Knowledge@ISEG
Ver todas

Research News
Ver todas
Funding
